sexta-feira, 15 de maio de 2009

Google ainda no topo

Análise dos buscadores.
Preferi um panorama mais abrangente da pesquisa, em vez de me ater apenas em descrever o que foi encontrado nos cinco primeiros resultados das buscas, pois todos acabam se tornando muito parecidos (a ordem desses resultados poucas vezes se altera). Dessa forma, a avaliação do site como um todo, me parece mais razoável. Vamos a ela.


Google: 1.430.000 resultados. 1.13 segundos
Desde textos falando sobre o assunto até vídeos e wallpapers passando por um esquisitíssimo produto, o neurotransmissor inibitório, indispensável contra o stress e à venda no site www.Super-Smart.eu. Tem, ainda, anúncios e histórico do termo stress.

Yahoo - 1.150.000 resultados. 0.24 segundos. Em primeiro, um anúncio de remédio, em destaque azul (www.cefalus.pro.br) . Em seguida um blog (lixoespecial), também presente na primeira página do Google, e alguns sites (a maioria na primeira página) explicando o que é a doença e quais seus efeitos sintomas. Tem até link para vídeo humorístico no You Tube. Mais limpo, melhor visualização que o Google.

Altavista - Parece uma cópia do Yahoo (seriam os mesmos donos/grupo?), inclusive no número (1.150.000) e na ordem dos resultados, incluindo o anúncio de remédio (www.cefalus.pro.br) e o blog lixoespecial. Apresenta alguns outros dados como um blog de um ex-aluno do Knight center... No entanto dispõe de um recurso interessante: o filtro da família - provavelmente para evitar resultados indesejáveis como links pornográficos etc.
Mas só oferece duas opções de buscas: WEB e imagens.

UOL. Apenas 211 mil resultados. Número grande, porém, bem pequeno se comparado aos demais avaliados.




C
lusty: Dá a quantidade de resultados com exatidão: 1,072,698 sem indicar, assim como o UOL, o tempo gasto com a pesquisa. Uma interessante janela ao lado esquerdo permite um refinamento da pesquisa de acordo com temas a ela relacionados. Essa janela também informa de onde veio parte dos dados coletados, inclusive de outros buscadores como o Ask e as extensões dos sites encontrados (.com, .org, .it etc etc etc). Muito boa.
Outro recurso interessante é o de aumento e/ou diminuição do corpo das letras do site, facilitando a vida de quem tem problemas de visão e, sobretudo, dos mais velhos.

Live Search - Para um buscador da poderosa Microsoft, deixa muito a desejar. Apenas 189 mil resultados, sem tempo gasto com a pesquisa e apenas highlights dos assuntos. Pobre em recursos.


Ask: 209 mil resultados (pouco) sem tempo gasto com a pesquisa. Ferramentas interessantes: janela que indica sites relacionados ao tema, possibilidade de personalização da página e o Askeraser que garante a privacidade das buscas, apagando aquelas que o usuário desejar eliminar.

Dogpile: Vai buscar suas informações no Google, no Yahoo, no Live Search e no Ask. Mesmo assim, os dados de pesquisa são muito limitados.
Porém, permite o compartilhamento e tem uma aba específica para detalhar como é feita a busca desses resultados.
Disponibiliza filtros que permitem refinamento de pesquisa.


Considerações finais:
Para quem praticamente só usa o Google (é quase um default), foi interessante descobrir funcionalidades em outros buscadores. O que mais me atraiu foi o Clusty. Pela exatidão de números, a janela de refinamento de pesquisa e a origem de cada assunto segundo a extensão da web. A ferramenta de aumento ou diminuição do corpo das letras é outra funcionalidade muito interessante.
Pode vir a incomodar ou provocar reações no Google.
A ordem dos resultados se altera de buscador para buscador, mas, de modo geral, os mesmos endereços estão presentes em todos eles. Pelo menos resultados considerados principais.
No fim das contas, o gigante Google ainda é uma ferramenta de extrema facilidade de manuseio e a que apresenta a maior gama de resultados. Sua hegemonia deve se manter por um bom tempo.

3 comentários:

  1. Flavio, gostei muito da sua comparação, inclusive com o tempo e resultados obtidos de uma maneira geral. Acho importante pesquisar em mais de um mecanismo, mas admito que prefiro o Google, rs... abração, Fernanda.

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  2. Flavio, na minha busca não apareceu nenhum neurotransmissor inibitório, mas foi melhor assim: eu acabaria comprando e certamente não daria conta do meu stress, *risos.

    Parabéns pela avaliação, continuo com o Google e não abro.

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  3. Flavio

    Obrigada pelo comentário – ainda não tinha me dado conta que meu nome simplesmente não aparece em canto nenhum do blog! Estava acostumada com outro template que tenho, onde os posts são automaticamente assinados. Agora tudo resolvido.

    Beijos
    Paula

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